segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Brasil do desperdício

Um país chamado “Brasil do desperdício”. Um país onde milhões de pessoas passam fome, mas que joga fora 40% dos alimentos que produz.

“Esse momento eu não esqueço nunca mais: era um dia de Natal. A gente estava em casa, tudo criança, e a nossa mãe não tinha nada para colocar na mesa, não tinha o que fazer para a gente comer, porque o nosso pai estava doente. Foi a fase mais difícil. Eu não gosto nem de lembrar, porque eu me emociono muito, mas a gente passou um Natal sem ter comida”, lembra o cantor e empresário Chitãozinho.

Acredite! Brasil do desperdício, o país, que é um dos maiores produtores mundiais de alimentos, mas que joga fora cerca de 40% do que produz. “A punição para quem doa alimento e faz mal a alguém não é prevista na legislação da Vigilância Sanitária. Ela é prevista no nosso código de polícia”, explica o biomédico Eneo Alves Silva Jr.

A lei diz que a pena para quem “entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias para o consumo” é de dois a cinco anos de detenção. O problema é que a responsabilidade fica toda em cima do doador. “Se você doou um alimento, a pessoa está comendo, e não acontece nada, você é ótimo”, diz o biomédico Eneo Alves Silva Jr. Mas se a pessoa que recebe acaba passando mal porque guardou os alimentos fora da geladeira e eles se estragaram, ou então se esqueceu de lavar as mãos antes de comer, não interessa: a culpa é sempre de quem faz a doação, por mais bem-intencionado que esteja. Por isso, muita comida que poderia ser aproveitada vai parar na lixeira.

Enquanto as leis não mudam para facilitar as doações, empresários como Chitãozinho e Xororó fazem o que podem: dão sinal verde para os funcionários comerem o que sobra.

Em uma das confeitarias mais tradicionais do Rio de Janeiro, a distribuição de alimentos entre os empregados é tradição há, pelo menos, 50 anos. “Os funcionários, quando chegam aqui, estão magrinhos. Depois, a gente dá liberdade para eles se alimentarem, para eles comerem doces, salgados, principalmente no final do dia. Eles acabam engordando até dez quilos cada um. Eu sou um deles, porque eu engordei também”, comenta o gerente José Pereira.

Fantástico - 5 de agosto de 2007


Veja a reportagem na íntegra em: Brasil do desperdício

Posted by - Danniel - @ 17:49

1 Comments

Anonymous Anônimo said...

Com textos interessantes, o blog leva-nos à reflexão sobre atitudes simples e inconscientes que cometemos diariamente, e que se mudadas, podem fazer todas direfença. Parabéns aos jovens cyber-autores pela iniciativa!!!

10 de agosto de 2007 às 12:39  

Postar um comentário

<< Home

Perfil

Pegue o seu no Templates by Maximus

.Candace Andrade

.Danniel Olieira

.Fernando Gonçalves

.Lucas Leonardo

.Luenne Nailam

.Sanny Mikaelly

Colégio Taylor-Egídio

3º "A"

Pegue o seu no Templates by Maximus

Links

. Vibe de Danniel
. Jogo



Last Posts

. 100% Reciclado
. A produção de resíduos é inerente à condição human...
. O nosso lixo é um luxo.

[ Powered by ]